Menu

ANSIEDADE

ANSIEDADE

É um processo físico que nos mantém em alerta diante de uma situação de medo ou uma ameaça. É uma resposta adaptativa do corpo e necessitamos dela para combater as ameaças. Funciona para nos preparar para luta ou fuga.

Quando convertemos em ameaças coisas que não o são, temos um pensamento catastrófico, e nosso corpo reage como se estivéssemos diante de uma ameaça que põe em perigo nossa vida.

A sintomatologia pode ser física, com palpitações, sensação de falta de ar, insônia, transtornos digestivos, sudorese excessiva, dor de cabeça (cefaleias tensionais), e sintomas cognitivos, como por exemplo, problemas para tomar decisão, bloqueios mentais, sensação de confusão e esquecimento frequente. A ansiedade é incômoda e desagradável. Para algumas pessoas a ansiedade pode se tornar um problema crônico.

O tratamento está voltado ao controle de pensamento e emoções, técnicas de relaxamento, utilização do riso e humor. Os pacientes passam a aprender a interpretar o que ocorre com eles, sem catastrofizar os acontecimentos.

A chave para a saúde mental está em nós mesmos. O riso e o humor são incompatíveis com a ansiedade. Mude seu diálogo interior para ter autocontrole e equilíbrio.
TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO

O TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado pela presença de obsessões, compulsões ou ambas, onde o acontecimento perigoso é um pensamento, uma imagem ou um impulso que o paciente tenta evitar. As obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos intrusivos, aos quais o indivíduo tenta resistir ou eliminar. A compulsões são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir as obsessões e oferecer alívio.

Psicóloga

Dra. Andréa G. Praun

(Graduada em Psicologia e Doutora em Ciências da Educação) - CRP nº. 11.428

VERIFICAR SUA RESERVA

Entrar or Registrar

Esqueceu sua senha? / Esqueceu seu usuário?