Menu

TRANSTORNO BIPOLAR

TRANSTORNO BIPOLAR

A característica-chave desse transtorno é a alteração do humor, que vai de picos de entusiasmo ao desespero profundo, com a tendência de episódios maníacos se alternarem com episódios depressivos maiores.

O transtorno bipolar é frequentemente confundido com outros problemas ligados ao comportamento, e muitas vezes, não tem um diagnóstico correto. Isso pode agravar a doença e, dessa forma, prejudicar a pessoa em seu ambiente de trabalho, estudos, vida pessoal, bem como nas relações interpessoais. Em alguns casos o paciente pode se envolver em situações de risco grave como, por exemplo, o suicídio.

A bipolaridade pode manifestar-se, com mais frequência, em pessoas com idade entre 20 e 30 anos. Porém, pode aparecer também desde a infância até a terceira idade. Alguns fatores biológicos, sociais, psicológicos e genéticos podem desencadear a doença.

Todos nós podemos aprender a pensar bem e a interpretar a realidade de forma racional, realista e positiva para sermos mais felizes. Aprenda a mudar o foco.

O controle do Transtorno Bipolar é feito com estabilizadores de humor e com psicoterapia. A psicoterapia é muito importante para auxiliar o paciente a lidar com as dificuldades psicológicas, ficar atento ao seu próprio comportamento e aprender a controlar os sintomas.

Psicóloga

Dra. Andréa G. Praun

(Graduada em Psicologia e Doutora em Ciências da Educação) - CRP nº. 11.428

VERIFICAR SUA RESERVA

Entrar or Registrar

Esqueceu sua senha? / Esqueceu seu usuário?